29.09.2022
Preciso aprender a ter poder sobre minha mente! O foco principal no momento é melhorar minha memória capenga, não ser escrava do meu hiper foco e criar gatilhos mentais para controlar minhas emoções. Venho descobrindo uns truques bons, falta colocá-los em prática.
Resumindo, todo ser humano é extremamente sensorial e cada pessoa vai ter um sentido específico que tem mais efeito sobre ela. As vezes mais de um. Sabendo utilizar bem essa dádiva sensorial, você pode manipular sua mente. Quando digo a palavra “sensorial” me refiro aos sentidos do corpo: audição, visão, olfato, paladar e tato.
No meu caso, acredito que imagens e sons me afetem mais, de maneira positiva e negativa. Portanto, vou usá-los bastante, mas sem excluir os outros sentidos. É necessária uma experiência completa.
Para controlar minhas emoções preciso criar gatilhos que me passem alegria e calmaria para lutarem com as emoções ruins que me afligem no cotidiano. Preciso me apegar a uma memória que me gerou alegria, leveza, talvez euforia. Então treinar para que eu a enxergue em primeira pessoa e, então, explorar as imagens, sons, risos, toques, tudo que eu conseguir captar dentro daquela lembrança. Ao fazer isso preciso utilizar um gesto pacificador para que minha mente associe o físico real à memória. Quanto mais eu conseguir correlacionar a lembrança ao mundo real e aos sentidos mais minha mente vai achar que aquilo que estou vendo está acontecendo no agora, porque, para o cérebro, não existe passado ou futuro, apenas o instante presente.
Enxergar as recordações em primeira pessoa é um tanto difícil para mim, pois parece que sempre estou distante nos cenários, enxergando em terceira pessoa. O importante de ver em primeira pessoa é a aproximação com o ocorrido. Quanto mais próximo, quanto mais você interage, mais aquilo fixa dentro você, ativando suas emoções e sentidos.
Para melhorar minha memória, utilizarei o método do palácio mental ou palácio da memória. É basicamente um lugar na sua mente onde você guarda as informações. Criei um campo pois tenho familiaridade com a natureza e consigo associar melhor qualquer coisa se correlacionada com esta. Chamo de Bosque da Memória. Preciso organizá-lo melhor. Um dia coloquei uma placa de carro lá e ela nunca mais saiu da minha mente. Não preciso dela, mas não consigo jogar fora.
A única barreira a ser quebrada para a prática do meu bosque mental é a da procrastinação. É isso! Preciso de duas meditações: uma para autoconhecimento e uma para passear no bosque e organizar as coisas por lá.
Devo aprender a direcionar o meu foco para não gastar energia demais em uma só coisa e me exaustar para as outras, o que acontece quando você tem o hiper foco. Para isso, fui auxiliada a criar rotina, pois assim terei disciplina sobre minhas tarefas. Mas, pensando agora, tenho muita dificuldade em criar rotina. Terei de pesquisar se o corpo e a mente têm algum truque para isso. Eu gosto de truques! Se a mente, tão complexa como é, guarda tais segredos, quero utilizá-los ao meu favor!
Estou querendo utilizar o cheiro da canela para alguma coisa. Não sei se utilizo para correlacionar a objetivos ou à memória. A canela tem um odor característico e eu quase nunca o sinto. Se eu conseguir fazer isso, posso utilizá-la só quando precisar. Ou será que é melhor usar um aroma frequente no cotidiano? Pensar e pensar...
Gostaria de alguém para praticar os truques mentais comigo. Funciono melhor com companhia do que sozinha.
Outra coisa que necessito fazer é achar um tema interessante para estudar, se não minha mente estagna e meu pensar não funciona bem. Talvez os truques da mente? Na verdade, gostaria mesmo era de ler livros campestres e descansar desse tema da mente humana. Mas minhas vontades mudam na velocidade que coelhos procriam. Preciso mesmo é criar rotina.
Fim por enquanto ou irei tagarelar para sempre.
Imagem: Pinterest
![](https://static.wixstatic.com/media/608f7c_6ca242a222df4502ad66701bb39edde5~mv2.jpg/v1/fill/w_564,h_871,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/608f7c_6ca242a222df4502ad66701bb39edde5~mv2.jpg)
Comments